Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa reforça importância do uso de EPIs

Equipamentos possuem como principal objetivo proteger a saúde e a segurança física do trabalhador

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa reforça importância do uso de EPIs

O técnico em segurança de trabalho da Policlínica de Formosa, Jonatas Moreira da Silva, conduziu uma palestra para os colaboradores da unidade sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A atividade de reciclagem é uma obrigatoriedade da Norma Regulamentadora nº 06 e nº 32, que trata diretamente sobre obrigações, direitos e deveres dos trabalhadores quanto ao uso dos EPIs. “O momento foi propício para abordar a identificação dos Equipamentos de Proteção Coletivo – EPC que devem ser utilizados dentro da unidade mediante as atividades desenvolvidas”, explicou Jonatas.

Além do treinamento, foi aplicado uma dinâmica (jogo kahoot) de perguntas e respostas em grupos para que os colaboradores pudessem interagir entre si. “A atividade é uma forma de aprendizado lúdico e trabalho em equipe para solucionar problemas”, disse o técnico em segurança do trabalho.

Jonatas destacou os EPIs são na hierarquia do controle de riscos confundidos por muitos como a primeira medida de segurança, no entanto ele mostrou o framework, caracterizado por uma pirâmide invertida que guia visualmente o uso de práticas para controlar os riscos ocupacionais e os impactos nos níveis de proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

“Os treinamentos são uma forma de educação continuada, onde é possível observar o trabalho em equipe, o conhecimento dos colaboradores sobre o tema abordado e a comunicação contínua como evidenciado na ISO 31000 – Gestão de Riscos”, frisou.

Para finalizar, foi abordada a monitoração do uso, guarda e conservação dos EPI(s) com os canais de notificação de eventos adversos pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e/ou pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias