Home / Saúde

SAÚDE

Secretaria reforça protocolos de segurança contra dengue

Equipes realizam visitas técnicas em 15 unidades estaduais para verificar manejo clínico dos casos, principalmente na urgência e emergência, e evitar óbitos

Força tarefa: Ceap-Sol é uma das 15 unidades a receber visitas técnicas Força tarefa: Ceap-Sol é uma das 15 unidades a receber visitas técnicas

Com mais de 55 mil casos de dengue confirmados e 141 municípios em situação de emergência para arboviroses, o Governo de Goiás tem realizado uma força-tarefa contra a doença. Uma das ações é a visita técnica aos hospitais da rede, que está sendo realizada desde o início de março. Até o final do mês, 15 unidades serão vistoriadas, como o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), visitado na última sexta-feira (15/03), e os Hospitais Estaduais de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e da Criança e do Adolescente (Hecad).

A equipe da Secretaria da Saúde tem o objetivo de identificar se o manejo clínico dos profissionais está adequado. Esse trabalho, realizado desde o início da epidemia, intensificou-se nas últimas semanas. “Esse trabalho ocorre para trazer um atendimento mais efetivo, com protocolos conforme o que o Ministério da Saúde (MS) preconiza. Essas visitas, então, são importantes para qualificar o atendimento, tendo o objetivo principal de evitar mortes”, ressalta o secretário Rasível Santos.

As reuniões nas unidades têm ocorrido principalmente com a direção e equipes envolvidas no manejo dos casos na urgência e emergência. “É discutido como foi o trabalho da equipe médica no caso de pacientes com dengue, como foram solicitados os exames, em qual leito ficou, se precisou de intubação. Tudo isso é detalhado, caso a caso, para que a equipe avalie o próprio manejo, identificando falhas e propondo soluções”, diz a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos.

O trabalho revê os processos, protocolos e conduta que nos fluxos assistenciais. A partir daí, verifica-se eventual necessidade de reorganizar a urgência para o paciente, que é acompanhado desde a entrada no hospital. Uma das principais preocupações é a condição clínica desse paciente, seus sinais, sintomas e se passou por outras unidades de saúde, entre outras informações importantes.

Hidratação

A superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Amanda Limongi, alerta que os pacientes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (UPAs), que são habilitadas a realizarem o primeiro atendimento e hidratação do paciente. Se houver o agravamento do caso, a pessoa é encaminhada a um hospital. “A demanda de pacientes com dengue em busca de atendimento nos hospitais terciários cresceu 64% em relação a fevereiro”, assinala.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias