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OPINIÃO PÚBLICA

Lei de Incentivo ao Esporte, Patrocínio e o Esporte Olímpico

É necessário promover a inclusão social por meio do esporte

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Os esportes olímpicos despertam paixões, inspiram atletas e unem nações em competições de nível mundial. A busca pela excelência esportiva começa cedo, nos clubes e escolas, onde jovens talentos são descobertos e moldados para se tornarem futuros medalhistas olímpicos. No entanto, lamentavelmente, os clubes enfrentam inúmeras dificuldades para incentivar essas modalidades desde a base, desde a falta de patrocínios até a exclusão dos benefícios da lei de incentivo ao esporte.

O vôlei, por exemplo, é uma modalidade esportiva que vai além das quadras. Além de proporcionar momentos de lazer e competição, o vôlei desempenha um papel fundamental na formação de bons cidadãos e cidadãs, promove valores como trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. No entanto, para que o esporte continue a desempenhar esse papel transformador, é essencial garantir o patrocínio adequado para a base, permitindo o desenvolvimento e a descoberta de novos talentos.

Vejamos o caso da equipe feminina de base do voleibol do Vila Nova F.C. As equipes Sub-14, Sub-16 e Sub-18 somente neste primeiro semestre de 2023 conquistaram o primeiro lugar nas três categorias da Copa Sesi, em duas etapas e na Taça Brasília, ocorrida em no início do mês de junho foi campeã invicta nas categorias Sub-14 e Sub-16. São números marcantes para o vôlei de base em nosso Estado, um reconhecimento nacional.

No último jogo do Vila Nova em Goiânia que resultou no primeiro lugar da chave para a equipe de futebol, as “meninas do vôlei” do técnico Neilon Carlos foram apresentadas no intervalo. O intuito foi mostrar à torcida do Vila Nova as taças e conquistas realizadas pela equipe, mas também apresentar e divulgar o projeto e, consequentemente, buscar patrocínio.

As atletas do vôlei feminino do Vila Nova seguem agora para a Taça Paraná, o maior torneio de vôlei de base do Brasil, para disputar e buscar mais essa conquista, a equipe precisa de patrocínio.

Uma das principais dificuldades que os clubes enfrentam é a escassez de patrocínios. Os esportes olímpicos, muitas vezes, não têm o mesmo apelo comercial que os esportes mais populares, como o futebol. Isso faz com que seja mais difícil para os clubes captarem recursos financeiros para investir na formação de atletas, compra de equipamentos e manutenção das instalações esportivas.

Além disso, a lei de incentivo ao esporte, que visa fomentar a prática esportiva e estimular a formação de atletas, muitas vezes exclui os clubes. Essa legislação, embora seja uma importante ferramenta de apoio ao esporte, privilegia principalmente projetos sociais e iniciativas voltadas para a inclusão de comunidades carentes. É necessário promover a inclusão social por meio do esporte, mas é igualmente importante reconhecer o papel fundamental dos clubes na formação de atletas de alto rendimento. Excluir essas entidades dos benefícios da lei de incentivo é um equívoco que prejudica o desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil.

Para reverter essa situação, é necessário que haja um maior engajamento e apoio tanto do setor privado quanto do poder público. Empresas podem desempenhar um papel fundamental ao patrocinar clubes e investir na formação de atletas desde a base. Além disso, é essencial que a lei de incentivo ao esporte seja revista e inclua os clubes como beneficiários dos incentivos, reconhecendo a importância de sua atuação na formação de atletas olímpicos.

Os clubes e projetos de esportes de base dependem de recursos financeiros para oferecer treinamento de qualidade, contratar profissionais especializados, adquirir equipamentos e manter a infraestrutura, além de proporcionar condições dignas para os atletas se dedicarem ao esporte.

A empresa que patrocina, além de incentivar o esporte, exercita o dever cidadão e coopera por um país mais justo e uma sociedade harmoniosa, tem sua marca divulgada e valorizada por estimular boas iniciativas.

É necessário que empresas, instituições e entidades reconheçam a importância do investimento na base do vôlei. Além disso, é fundamental que os governos também desempenhem um papel ativo no incentivo ao patrocínio esportivo. O investimento na base é um investimento no futuro do esporte e na construção de uma sociedade mais justa e saudável, é de um Brasil muito melhor.

Ivna Lauria – Professora e coordenadora adjunta do Curso de Direito UniAraguaia. Mãe de Atleta.

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