Home / Cultura

CULTURA

Clube dos 27: 6 artistas que morreram aos 27 anos

A história da música é lotada grandes narrativas e mitos por trás da razão da morte de vários artistas. Apelidado carinhosamente de Clube dos 27, o termo se refere à crença de que um incomum alto número de músicos morreram aos 27 anos — principalmente nas vertentes de rock e blues — ao longo dos anos, alguns enredos mirabolantes alicerçaram teorias a respeito dessa infeliz coincidência, que para muitos possui um pézinho no além.

Várias pontas soltas estruturaram essas histórias, ninguém conseguiu desvendar a verdadeira razão de muitas dessas mortes, o que floresce a imaginação de muita gente. Acompanhe a seguir seis nomes de artistas que pertencem ao clube macabro.

Robert Johnson

Nasceu: 8 de maio de 1911 e Morreu: 16 de agosto de 1938

Costuma ser considerado o primeiro membro do mórbido 'Clube dos 27 '. Johnson é considerado uma lenda pelos fãs dos gênero. Suas composições já foram regravadas por Eric Clapton, Led Zeppelin e Red Hot Chili Peppers, entre outros. Ele faleceu no dia 16 de agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Morreu por causa de uma pneumonia, mas, como não poderia deixar de ser, há especulações quanto ao falecimento. Alguns acreditam que ele tenha bebido um whisky envenenado, pois estava flertando com a mulher do dono do bar que frequentava. A outra teoria é ainda mais mirabolante: Johnson teria morrido precocemente, pois vendeu a alma ao diabo em troca das habilidades musicais.

Amy Winehouse

Nasceu: 14 de dezembro de 1983 e Morreu: 23 de julho de 2011

Dona de uma voz poderosa e inconfundível, conhecida pelo seu penteado volumoso, olhos muito delineados e um estilo de vida conturbado, a cantora inglesa chamava atenção nos tabloides pelas brigas com o marido e por sua magreza desconcertante. Mas viveu livre, sem se preocupar com a opinião alheia. Isso além das confusões em que sempre se metia devido ao uso de drogas e álcool. Seu pai chegou a interná-la judicialmente, mas não deu muito certo. Em 2011, foi achada morta em seu apartamento. Depois de alguns meses, a causa foi descoberta: ingestão abusiva de álcool após um período de abstinência

Janis Joplin

Nasceu: 19 de janeiro de 1943 e Morreu: 04 de outubro de 1970

Estrela do final dos anos 60 e “mãe” de um dos festivais mais importantes da História — o Woodstock —, Janis tinha a alma musical e até hoje é a maior referência de voz feminina no rock e no blues. Nascida e criada no Texas, a cantora era usuária frequente de drogas e álcool. Em 1970, no meio de gravações, Janis não retornou mais ao estúdio. Depois de gravar “Mercedez Benz”, a cantora sumiu por três dias, ela foi encontrada morta, com marcas de agulha em seus braços, segurando US$ 4,50 em sua mão. O que levou à hipótese de overdose de heroína misturada ao consumo de álcool. De acordo com algumas especulações, o seu fornecedor teria levado uma dose muito forte de heroína para Janis, fazendo com que ela tivesse uma viagem sem volta. Ela morreu em 4 de outubro de 1970.

Kurt Cobain

Nasceu:20 de fevereiro 1967 e Morreu: 05 de abril 1994

Nascido e criado em Seattle, o vocalista e fundador da banda grunge Nirvana acumulou milhões de fãs durante a sua (curta) trajetória no rock. Depressivo, Kurt se matou em 1994, com um tiro de espingarda na cabeça. A pedido dele, o cenário do show MTV Unplugged, quatro meses antes, havia sido decorado como um funeral. O vocalista do Nirvana esteve sob a luz dos holofotes por três anos, mas isso já foi o suficiente para que ele desse um fim definitivo em sua própria vida. Muitos fãs alegam que isso é mentira, e que a verdadeira causa de seu falecimento teria sido assassinato — alguns até incluem sua ex-mulher (Courtney Love) nessa trama. Depois de passar muita raiva com produtores em discussões comerciais e se esgotado por aguentar o peso de ser um astro da mídia .

Jim Morrison

Nasceu: 08 de dezembro 1943 e Morreu: 03 de março de 1971

O polêmico poeta e vocalista da banda The Doors era conhecido pela rebeldia e pelo abuso de álcool e drogas. Morrison era uma espécie de Janis Joplin masculina: ele usava até colares de doce no palco para entrar em transe e atingir a mesma frequência de seu suposto mestre indígena, que não existia na realidade. Em uma cerimônia pagã ele se casou com Pam Courson. A esposa o encontrou morto na banheira de seu apartamento em Paris, em 1971. A autópsia do corpo nunca foi feita, mas especula-se que o óbito tenha sido causado por uma overdose de heroína. O atestado de morte afirma que ele morreu de um problema cardíaco agravado pelo uso de álcool seguido de um abrupta mudança de temperatura. Pam morreu de overdose de heroína 3 anos depois. Ambos com 27 anos. Outra hipótese seria um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano. Morrison foi referido como sendo o nº 4 a morrer misteriosamente, tendo sido os três primeiros Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones (todos mortos com 27 anos).

Jimi Hendrix

Nasceu: 27 de novembro de 1942 e Morreu: 18 de setembro 1970

O músico norte-americano é considerado por vários críticos como o melhor guitarrista do mundo. Uma de suas performances mais lembradas é a de quando ele toca guitarra com a boca ou então, quando ele colocou fogo em seu instrumento musical. Jimi morreu em Londres, em 1970, e até hoje sua morte é um mistério. Ele foi achado por sua namorada em um apartamento, asfixiado e afogado no próprio vômito, que era composto basicamente de vinho tinto. As hipóteses variam de suicídio a homicídio cometido pela namorada do cantor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias