Home / Cultura

CULTURA

Restos mortais de 227 crianças sacrificadas no Peru são encontrados por arqueólogos

Restos mortais de 227 crianças sacrificadas em um ritual da cultura chimu, foram descobertos por um grupo de arqueólogos. A cultura existiu até o século XV na costa norte do Peru. Esta é a maior descoberta mundial de oferendas de crianças em rituais.

O local foi descoberto no setor Pampa La Cruz em Huanchaco, uma cidade no litoral de Trujillo, a 700 km ao norte da capital, Lima. As escavações dessas tumbas começaram no ano passado.

“Os restos das crianças estão de frente para o mar. Alguns têm protetores de pele, cabelo e prata. A maioria está na posição de decúbito dorsal, isto é, deitada. O interessante é que eles têm marcas de corte externas, cortes muito finos. Encontramos no ano passado a faca com a qual eles fizeram esses sacrifícios, e o que suspeitamos é que a pessoa que executou deve ter tido muita experiência porque os cortes feitos nas crianças no externo são muito bem feitos", explica o arqueólogo Feren Castillo em entrevista à RFI.

O arqueólogo também afirmou que os restos mortais tratavam de menores entre 4 a 14 anos de idade, que foram entregues aos deuses da cultura, em um ritual. A intenção era diminuir as catástrofes naturais, ligadas ao fenômeno El Niño, que atingiam estes povos

"Encontramos evidências de chuva, o que sugere que esse sacrifício foi feito durante um fenômeno de El Niño, um evento climático em a costa norte do Peru".

Outros sacrifícios encontrados na região

Em junho do ano passado, foram encontrados restos de 56 crianças no mesmo local, o sítio de Huanchaco. Em uma cidade próxima, a uma distância de dois km, foram descobertos, em abril do ano passado, os restos de 140 crianças e 200 lhamas oferecidas em um ritual similar.

A civilização Chimu localizava-se na região da costa peruana até o atual Equador. Ela desapareceu por volta do ano 1475 após ser conquistada pelo império inca.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias