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Toyota já vendeu mais de 15 milhões de veículos híbridos no mundo

A Toyota ultrapassou a marca de mais de 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) vendidos em todo o mundo desde o lançamento do Prius em 1997. A era da eletrificação da marca japonesa ganhou mais um capítulo em dose dupla no ano passado.

No Brasil, a estreia da tecnologia híbrida começou em 2013, quando o Prius chegou ao mercado. Os lançamentos mundiais dos Toyota Corolla híbrido flex, o único no mundo com essa tecnologia, e do RAV4 representaram mais um grande passo da Toyota.

Toyota Prius: modelo híbrido foi lançado em 2007 e chegou ao Brasil em 2013

No ano do seu lançamento no mercado brasileiro, o Prius comercializou 323 unidades. Seis anos depois, somando as vendas do Prius ao longo desse período com as do Corolla híbrido e do RAV4, a marca registra números expressivos. Mais de 14 mil veículos híbridos vendidos no Brasil.

Veículos híbridos

A decisão da Toyota de desenvolver veículos híbridos começou há mais de 25 anos. Takeshi Uchiyamada liderou uma equipe para apresentar um carro para o século 21. Este veículos deveria reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos no meio ambiente.

Toyota: Redução de 120 milhões de toneladas de emissões de CO2 em todo o mundo

Hoje, com seus mais de 15 milhões de híbridos vendidos depois, a Toyota deu uma contribuição significativa ao meio ambiente. Afinal, sua tecnologia híbrida reduziu as emissões de CO2 em mais de 120 milhões de toneladas. Isso em todo o mundo até o momento.

Atualmente, são 44 modelos híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos globalmente.

A Toyota acredita que os HEVs são uma parte essencial da gama futura de veículos eletrificados. Os seus 20 anos de experiência também contribuíram para a estratégia de diversificação de trens de força da empresa.

Redução de emissões

A Toyota continuará a fornecer vários tipos de veículos eletrificados. A meta é reduzir as emissões com base em regulamentações, infraestrutura de mercado e, finalmente, na demanda dos clientes.

O Toyota RAV4 híbrido chegou ao mercado no ano passado

A marca não vê um cenário único nesse quesito, mas um futuro em que as diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos e plug-ins (PHEV), movidos a célula de combustível (FCEV) e bateria elétrica (BEV), fazem parte.

"Obviamente, precisamos trabalhar duro para melhorar o desempenho da bateria e reduzir os custos (de BEVs), o que estamos fazendo. Mas devemos ter um plano até superar os obstáculos relacionados aos BEVs e FCEVs. Enquanto isso, podemos contribuir nosso trabalho com os HEVs", afirma Shigeki Terashi, diretor da Toyota Motor Corporation.

Expertise

A empresa possui amplo expertise em transferência das principais tecnologias de eletrificação, comuns em todos os tipos de propulsores desse segmento.

Ao longo de duas décadas de desenvolvimento contínuo desses propulsores, baterias e unidades de controle de energia, a Toyota ensinou como gerenciar e reutilizar energia de maneira eficiente.

Ao mesmo tempo, fornecendo uma gama de opções eletrificadas para clientes Toyota e Lexus por meio de carros HEVs, PHEVs, BEVs e FCEVs.

Híbridos no Brasil

A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro. A partir de 2019, o plano entrou em ação.

Corolla e RAV4 fecharam 2019 com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca

A RAV4 e o Corolla híbrido flex, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente.

Isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos os modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro.

Lembra a Toyota que o crescimento da popularização da tecnologia híbrida também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus. A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória.

Com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos, cujos destaques são os modelos NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, a marca contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década. Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.

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