Home / Política

POLÍTICA

Você sabe qual foi a primeira capital de Goiás?

Na última terça-feira (27/8), o município de Santa Cruz de Goiás completou 290 anos. Considerada uma das primeiras povoações do estado de Goiás, Santa Cruz de Goiás, na época: Santa Cruz, foi criada como distrito em 1759 e elevado à vila em 1833.

No dia 27 de agosto de 1729, o bandeirante paulista Manoel Dias da Silva, que ia para as minas de Cuiabá (na época pertencente à capitania de São Paulo), parou para descansar em um sítio, já no Estado de Goiás.

Mesmo cansada, a comitiva continuou em busca pelo ouro no local. Como forma de agradecimento, outro bandeirante ergueu uma grande cruz de madeira na região, com os dizeres “Viva el Rei de Portugal” e afirmou que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz.

Santa Cruz de Goiás chegou a ser considerada a primeira capital do Estado, em alusão ao fato de ela ter sido sede do Governo durante 30 anos, de 1839 a 1870, quando a antiga capital, Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, foi praticamente devastada por uma enchente de grandes proporções.

Com isso, em seu aniversário de 290 anos, o governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM) transferiu o título de capital do Estado para a cidade na última terça. Na ocasião, ocorreu um cívico-militar com integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, estudantes e representantes das Cavalhadas da cidade.

Além disso, 20 personalidades da região receberam a comenda do Mérito Anhanguera, maior honraria concedida pelo governo estadual. Entre elas, o ex-prefeito de Cumari e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Manoel Agapito da Silveira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias